Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

Ahhh o espírito da COPA

... não dava para não postar...

Achei no blog Diz que não gosta de música clássica? Na verdade eles comentam ai de uma postagem de Alex Ross... um dos jornalistas mais respeitados no "mundo da música" hoje em dia. Atualmente ele é crítico da New Yorker e tem um blog bem interessante... mas que não conhecia até apouco tempo.

O fato é que três membros da Filarmónica de Berlim dedicaram-se a tentar tocar Brahms (um extracto da primeira sinfonia) e Ravel (uma parte do Bolero) na Vuvuzela. É o espírito da copa contagiando todo mundo.





Bom, dexa eles torcerem do jeito que eles acharem melhor, não é mesmo?

Vou ter que concordar com os caras do Diz que não gosta... de fato não dá pra usar vuvuzelas nesse tipo de música... quem sabe num estilo experimental a coisa se encaixe melhor. Deixemos isso para o nosso querido Hermeto Pascoal. =D

Dia de concerto da Orquestra de Santo André

A Orquestra Sinfônica de Santo André vem com tudo nesse fim de semana. Além do belíssimo concerto ainda estão ajudando a acabar com o frio. O ingresso é um agasalho, aqueça seu coração, ajude os outros ao som de Bruckner e Bruch.

Ontem rolou um concerto muito bonito e profundo executado pela músicos da OSSA, na mão do maestro Moreno. O solista convidado é Cláudio Cruz. Ele quem vai acompanhar a nossa sinfônica no Concerto nº 1 para violino e orquestra, em Sol Menor, op. 26, de Max Bruch - uma das obras mais conhecidas desse compositor. Depois da participação do solista, os músicos continuam com a sinfonia nº 2 em Dó Menor de Anton Bruckner.

Cláudio Cruz é um violinista experiente e premiado, e já atuou em uma das mais importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra de Câmara da OSESP, da qual foi regente nas temporadas de 2003 e 2004, além de possuir notável discografia no Brasil e no exterior.

Confesso que não conheço muito de Max Bruch, mas essa postagem está sendo uma bela oportunida de para pesquisar mais sobre ele. [ Pesquisando]






O compositor alemão, filho de um inspetor de polícia e uma soprano, desde pequeno demonstrava suas habilidades com a música. Começou a compor logo cedo, e aos 11 anos de idade, algumas de suas composições já eram apresentadas ao público. Aos 16, sua primeira sinfonia e um quarteto para cordas, lhe garantiram uma bolsa de estudos na Fundação Mozart em Frankfurt. Depois disso deu aulas e finvestiu nos recitais, com os quais fez uma longa viagem passando pela  Alemanha, Áustria, França e Bélgica. Morreu em 1920, quando o mundo  todos estava tenso no período entre guerras e os EUA começavam a se consolidar como potência.

"Mas foi durante seus últimos dez anos de vida que Bruch se dedicou inteiramente à composição. Entre outras peças, o compositor escreveu a “Fantasia Escocesa”, suas três Sinfonias, suas óperas, seus corais e cantatas, obras que foram populares em seu tempo. Hoje em dia o "Concerto n.º 1 em Sol menor para Violino e o Orquestra" continua tendo uma aceitação extraordinária.", completa a blogueira Camille Fuleto, do Jovens Músicos.
O concerto tem início às 20h no Teatro Municipal de Santo André, e os ingressos devem ser retirados a partir das 19h (dois por pessoa). Excepcionalmente neste musical, os ingressos serão trocados por agasalho destinado à Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade. 
Informações: (11) 4433-0789.



M. Bruch 
Concerto nº 1 em Sol Menor, para violino e orquestra, op. 26
I-                    Prelude: Allegro moderato
II-                   Adagio
III-                 Finale: Allegro energico
Duração: 24 minutos
Solista: Claudio Cruz

Intervalo (15 minutos)

A. Bruckner
Sinfonia nº 2, em Dó Menor
I-                    Ziemlich schnell
II-                   Adagio: Fierlich, etwas bewegt
III-                 Scherzo: Schnell – Trio
IV-               Finale: Mehr schnell
Duração: 67 minutos

sábado, 26 de junho de 2010

Achados e Perdidos

Uma amiga do coral me passou alguns vídeos que são verdadeiros achados na Internet... de uma olhadinha rs



O Grupo chama-se Filarmonica Dowcipu, e esse vídeo é parte do show "Piada Filarmonica", que já passou por vários países. São vários os vídeos deles no youtube e todos com muita técnica vocal e muito humor. O grupo francês, sem medo de ser feliz, lança diversos clássicos da música pop, e outros estilos, em forma de ópera. Veja também essa versão de The Lion Sleep Tonight.

domingo, 20 de junho de 2010

Game Boys, os clássicos do vídeo game nunca mais serão os mesmos!!!

Já pensou em uma banda que só toca músicas de games?


Sim esses são Os Gameboys

Veja a música do Mário, em uma performance descontraída dos integrantes do grupo.



Na última sexta feira a banda apresentou na Faculdade Santa Marcelina, aqui em São Paulo. É uma das maiores faculdades de música do país e esses Nerds descolados fizeram bonito.

acesse o myspace dos meninos http://www.myspace.com/osgameboys

No MySpace eles explicam a proposta do grupo: "formada em 2007 por alunos de música da FASM (Faculdade Santa Marcelina) de São Paulo, dedicada a tocar clássicos e não-tão-clássicos dos videogames, sempre de uma forma interessante, musical e respeitosa com relação aos jogos."

Eles tocam muito, e são criativos. Já apresentaram em diversos lugares, como a Livraria Cultura no shopping Villa-Lobos e foram indicados para os Novos Nomes Brasileiros, da MTV, como explica o blogueiro Eduardo Jardim no blog Reino do Cogumelo.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Hoje tem Canja!

Hoje a noite é dedicada aos fãs do rock em Santo André. O projeto Canja Mix, que substituiu o antigo canja com canja, traz as bandas "O Livro Ata", "Raiz de três", "Corcel 69" e "El Cuervo". A entrada é franca e o evento começa às 20h. Além de rock algumas bandas tocaram um pouco de jazz também.

A banda Raiz de Três, tem o site e mais todos esses contatos.
Conferi os contatos e notei que o vocalista realmente tem um vozerão, o estilo funk de raiz cai bem. O grupo, formado por Ricardo (Guitarra Base/Vocais) Luiz Fernando (Guitarra Solo) Ivan (Baixo) Denis (Percurção) Danny Scol (Bateria) prepara um repertório composto de grandes nomes da música brasileira, tocando jazz, groove, blues, black, souls, mpb, samba. Conheça o trabalho deles:


E-mail para contato raiz-de-tres@hotmail.com

Corcel 69, é  banda de Diadema voltada para o rock nacional dos anos 80 e 90. O grupo informa a agenda completa de show em sua comunidade no orkut. O grupo, Victor Fernandes (Violão, Guitarra Base, Percussão), Tomas Romão (Baixo), Albert Altenhofen (Guitarra Solo e Vocais), Diego Braga (Bateria), também mantém um canal no youtube e um perfil no myspace e no twitter.

Em show no Instância da Serra eles tocam a musica Fuscão Preto.

 
El Cuervo, é uma das bandas fundadoras do projeto Rock a Um Real, juntamente com a banda Denis Grillo e os Gafanhotos. Conversei com ele, Denis Grilo, e vou publicar a entrevista na próxima postagem. A idéia era fazer tipo um documentário, mas como não permitiram que gravasse no fran´s e estavamos sem estrutura para gravar decidi postergar o doc e fazer um poadcast, estou editando e assim que concluir vou publicar.
 
Mas, voltando à banda em questão, é formada por Judeu (Guitarra, Flauta transversal, gaita e voz), Caio Kiss (Baixo, teclado, gaita e voz) e Daniel (Bateria e percussão) mantém uma comunidade no orkut.
 
 
 
 
Sobre a banda O Livro Ata não achei nada, pelo menos por enquanto.



Como de costume, depois que as bandas derem uma canja, uma canja será servida aos participantes.

Teatro Municipal de Santo André, Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Entrada franca