Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

Gustavo Dudamel - O pop star da música erudita na Web



Gustavo Dudamel é o maestro da atualidade.

O Jovem maestro Venezuelano, de 29 anos, está a apenas 5 anos no circuito Internacional mas, segundo reportagem da Bravo!, já é um dos músicos clássicos vivos mais famosos. Suas performances e a reação da platéia (Que ovacionou o Maestro como um astro pop) geraram grande otimismo no universo da música classica.

O jornalista Alex Ross, em reportagem para a revista The New Yorker, nos diz o que que o venezuelano tem: "Há três elementos básicos por trás da força de Dudamel. O primeiro é o comando surpreendentemente natural da arte da regência. A notícia de seu talento não foi espalhada por departamentos de relações públicas, mas sim por relatos maravilhados de colegas ilustres, como o italiano Claudio Abbado e o britânico Simon Rattle. O segundo é a energia contagiante que conquista almas endurecidas. A dura máscara da seriedade não é para ele; seus olhos brilhantes e feições contorcidas sugerem que ele adora o que faz. E, por último, sua origem latina empresta uma nova cor a uma arte vista como exclusivamente caucasiana. Ele é produto de El Sistema, a lendária rede venezuelana de jovens orquestras, que encontra talentos nas áreas mais pobres do país, e sua atitude é diametralmente oposta à dos músicos saídos de conservatórios."





foto publicada na revista Bravo!, março de 2010.



As principais influencias de Dudamel são Tchaickovsky, Mahler, Bartók, Prokofiev e Shostakovich.

veja a reportagem completa:
http://bravonline.abril.com.br/conteudo/musica/gustavo-dudamel-maestro-era-youtube-537519.shtml



Curiosidades. Dudamel só tomou contato com a música, e pode descobrir e desenvolver seus talentos, através do "El Sistema" Projecto de desenvolvimento musical. O projeto é implantado em bairros pobres da Venezuela, e foi adotado também em Portugal. Atende crianças à partir de 6 anos de idade.






A verdadeira High school musical!!!!











Villa-Lobos nas mãos de Dudamel


Bachianas 1° parte





Bachianas 2° parte






Um comentário: