Pensei em falar sobre isso no dia do jornalista, acabei não postando porque tive compromissos profissionais, depois ia começar o post no Dia do Livro, mas tive que entregar vários frilas segunda e acabei não conseguindo postar. Mas antes tarde do que nunca, lá vai!

Ultimamente tenho lido muitos livros sobre jornalismo, porque estou no início da carreira, tenho experiência basicamente com revistas e tenho vontade de conhecer coisas diferentes dentro da minha área. Acabo de terminar o curso de Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, com o professor Gilberto Lorenzon. Ele é realmente um ótimo professor e uma pessoa de muito caráter, adorei as aulas e definitivamente recomendo.
Li o livro dele
Manual de Assessoria de Imprensa e gostei bastante. Apesar de ser curtinho, dá muitas dicas boas e fala de forma muito clara, sem tanto tecnissismo como em alguns outros livros sobre esse tema. É como se fosse uma conversa com um profissional mais experiente. Mesmo meus amigos que já atuam a algum tempo na área gostaram. Valor: R$21,00 na livraria Cultura.

Agora estou lendo um livro sobre
Media Training - use a mídia a seu favor, do Heródoto Barbeiro. Esse é direcionado tanto para os profissionais de comunicação quanto para empresários ou porta-vozes de alguma organização para ter uma base maior, um preparo, para lidar com a mídia. Estou achando muito legal também porque ele dá uma visão bem ampla do que é importante pensar quando você está do outro lado da linha, não como o repórter mas como assessor e assessorado. Publicado pela editora Saraiva, valor: 29,90.

De literatura, li o livro de dois contos de Shakespeare publicado pela L&PM:
Como Gostais e Contos de Inverno. Como sempre acontece quando leio shakespeare, adorei. O primeiro é quase como uma comédia romântica, na sinopse diz que são duas peças Célebres, mas, pelo menos fora do meio teatral, não se fala muito sobre elas. Pelo menos eu nunca tinha ouvido falar até encontrar o livro, e olha que eu me interesso por Teatro e até procuro me informar sobre. As duas histórias te surpreendem o tempo todo, e são muito engraçadas e até bastante filosóficas, o tipo de leitura que faz você pensar sobre a vida. Há também uma brincadeira com os papeis designados para cada sexo, na época em que foram escritas, as mulheres não pudiam atuar, nem cantar, e uma série de outras restrições, e Shakespeare brinca bastante com isso pois as mulheres (interpretadas por homens) as vezes assumem o papel de homem (fingindo ser um) para salvar os seus maridos. Faz isso com muito humor e uma certa ousadia para a época, questionando essa posição machista da sociedade, já em 1599. Contos de inverno foi a primeira tragicomédia que li, estranhei um pouco no começo, mas no fim adorei! Valor: R$12,00 na livraria Saraiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário