Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

200 anos - Chopin e Schumann



Os dois músicos, eruditos, são grandes pianistas da época do romantismo. Ambos nascidos em 1810, Chopin em 1° de Março, na Polônia, e Schumman em 8 de julho, Alemanha. Apesar de tantas semelhanças, um foi mais revolucionário, enquanto o outro tornou-se quase pop. No blogue Tudo Cultural, João Paulo Mesquita Simões. destaca informações dadas pelos correios de Portugal, que acabam de lançar selos em homenagem ao duplo bicentenário. "Pioneiros e notáveis expoentes da música romântica, numa época de transição em que ainda imperava o classicismo nas suas várias formas de expressão, a eles se deve o desenvolvimento de algumas composições de características formais inovadoras, bem como a exploração de sentimentos e experiências novos, fruto de uma relação mais apaixonada com a arte, que também encontramos na obra de Delacroix, ou de poetas como Goethe e Heine, cujas palavras inspiraram Schumann."

Posso afirmar, com quase absoluta certeza, que o primeiro contato de toda criança, pelo menos até os anos noventa, com a música classica se deu a partir de famosas trilhas sonoras, que marcaram, e continuam marcando, gerações.

 Vai dizer que essa música não te traz belas lembranças de uma infância feliz?

Chopin trilhou uma brilhante carreira. Quando pequeno, ainda na polônia, era aclamado como uma criança prodígio. Aos 20, deixou a terra natal e partiu para Paris, onde dedicou-se à carreira de músico, interprete e compositor. Não priorizava a tecnica como critério maximo de qualidade, mas sim a profundidade na interpretação da obra, do tema. Por isso, muitas de suas composições são simples, mas que causam um encantamento, sendo sempre muito harmonioso e elegante,. Outra peça muito conhecida é o Noturno, vai dizer que nunca a ouviu em algum filme romântico, ou uma novela?


Schumman, filho de bibliotecários, desde cedo tornou-se um homem muito culto. Quando jovem foi influenciado pelo pensamento de Shakespeare e outros pensadores revolucionários para época. Apesar de ter ido à... estudar direito, acabou notando que sua verdadeira paixão era a música. Começou a se aplicar mais nessa área e, por não concordar com o estilo da época, fundou a Neue Zeitschrift für Musik (Nova Revista para a Música), que teve uma vasta e importante produção artística.



Vale a pena conferir também a entrevista com Irineu Franco Perpétuo, em que ele fala de Chopin e Schumman, e relaciona também com Mahler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário