O fagotista Adolfo Almeida Jr. abre a programação de maio de Rumos da Música, na TV Cultura. O programa será exibido na próxima segunda, dia 3, às 23h40, logo após o programa Roda Viva. Vale a pena conferir os registros e improvisações do músico gaúcho gravados no palco do Itaú Cultural.
Adolfo não se sente nem músico popular nem erudito, mesmo com 30 anos de experiência na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Toca com Arthur de Faria e Seu Conjunto e já participou dos grupos Pikardia e Bosque das Bruxas. Em 2006 lançou Paradoxos para Todos, disco raro em que questiona a sonoridade estabelecida pelo mercado. Mais informações, confira o MySpace do artista.
As composições de Adolfo Almeida Jr. são muito interessantes, e fazem parte do estilo ainda experimental de música contemporânea. Além disso, como o fagote não é um instrumento tão popularizado, ouvir este som é muito interessante, pois surpreende e desperta curiosidade. Uma das que eu mais gostei foi Dueto, do próprio Adolfo Almeida.
Sobre o músico a revista Sax&Metais conclui bem, "de formação erudita, o músico começou pela flauta e violão. Passou para o fagote e se tornou um instrumentista versátil que encara qualquer estilo, do rock ao jazz, com muita competência."
Vídeo com Arthur de Faria e Seu Conjunto. Xote sem saco, no Auditório do Ibirapuera, em 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário