Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

2010, ano das efemérides musicais, segundo Irieu Franco Perpétuo.

2010, além do centenário de Adoniran Barbosa, e duplo bicentenário de Chopin e Schumann também é o ano em que se completam 150 anos de nascimento do compositor austríaco, Gustav Mahler, nascido em 7 de Julho de 1860.

Pedimos ao crítico Irineu Franco Perpétuo, jornalista especializado em música, em entrevista para o Musica Para Viagem que comentasse sobre as comemorações de 2010.

Irineu P. - 2010 é um ano que tem três efemérides musicais bastante importantes. Que são o bicentenário de nascimento de Chopin e Schumann e os 150 anos de nascimento de Mahler. A efeméride do Mahler é muito curiosa porque ela se estende no ano que vem, já que 2011 vai ser o centenário de falecimento desse compositor. Então vão ficar dois anos celebrando Mahler no mundo todo. Na verdade o que está acontecendo é que, mesmo aqui em São Paulo, a OSESP e outras orquestras de todo o planeta, normalmente já tocam bastante Mahler. Ainda notar a representação desse compositor. Como Mahler atuava como regente e compunha nas férias, a sua obra é relativamente curta. Então é possível fazer uma integral das composições de Mahler nesses dois anos. Ele é um compositor cuja popularidade é essencialmente póstuma e é um fenômeno do sec. XX, de 1960 para cá. Então essa efeméride Mahleriana é celebrada, e talvez estejamos no auge da aceitação desse compositor.

Ouça o primeiro movimento da sinfonia n.2.


Irineu P. - Agora, Schumann e Chopin, que inclusive são efemérides mais antigas, já estão conosco a mais tempo. Chopin é "O" compositor pianista por excelência. De todos os compositores pianistas talvez ele seja o melhor sucedido, ai eu falo compositor pianista como um cara que só escreveu para piano, porque tiveram outros compositores pianistas que compuseram não só para o seu instrumento mas também para outras coisas. Toda a poética de Chopin se expressa através do teclado, e ele foi o compositor que melhor representa esse momento de consolidação do piano, e da morte definitiva do cravo. Então, os pianistas que sempre tocam Chopin estão tocando ainda mais neste ano.

veja a postagem especial sobre Schumann e Chopin ainda no Música para Viagem.  

Irineu P. - Já Schumann seria o romântico por excelência, de heterônimos como Fernando Pessoa. Representa o cruzamento das artes, uma interação importante entre a música e a literatura. Também foi um importante autor de obras pianísticas, mas não só. Ele foi um compositor fundamental no desenvolvimento da canção artística alemã, ou seja o Lied. E também escreveu bastante para orquestra, escreveu oratórias, etc e tal. 

Então, se a eferméride do Mahler é o patrimônio das orquestras - porque foi para a orquestra  que ele escreveu essencialmente - e o Chopin é um privilégio dos pianistas, a efeméride do Schumman eu diria que é um pouco mais democrática, porque ele se exprimiu em uma gama maior de meios. E ele pode ser celebrado na música de câmara, na música para piano, na música vocal e pelas orquestras.

Acesse também P.Q.P. Bach e baixe algumas músicas de Mahler, vejam os comentários  e dicas dos autores. Também procure Chpin e Schumann, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário