Irineu Franco Perpétuo participará da série Clássicos do Domingo, do Centro Cultural São Paulo, no dia 16 de Maio, sala Jardel Filho, entrada franca. O jornalista preparou o programa a partir de suas observações relacionando história e música, propondo um novo jeito de ouvir música. Haverá participação do grupo Cantinela Essenble, formado por 12 músicos.
Irineu Franco Perpétuo é, sem sombra de dúvidas, uma referência em estudos sobre a música erudita no Brasil. Além de ser integrante do juri do programa Prelúdio na TV-Cultura, também escreve sobre música erudita no jornal Folha de S.Paulo, tem uma coluna no site da revista Concerto, é colaborador para a Bravo! e correspondente da Ópera Actual, de Barcelona.
Na ultima palestra da qual tive notícias, Perpetuo contou a história da música clássica a partir da Idade Média, depois explicou a prática da polifonia, falou dos trovadores, da Ars Nova e da escola franco-flamenga. Abordou ainda a obra dos principais compositores dos diferentes movimentos musicais - Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo -, e acompanha a trilha das encenações operísticas, desde as primeiras manifestações do gênero até os grandes criadores de ópera da época romântica. Também explicou com clareza os autores modernos: Wagner e Debussy, além de Stravinsky, Villa-Lobos e Schöenberg, entre outros, seguindo pelos dias atuais, chegando até Philip Glass.
O CCSP, inaugurado em 1982, a princípio para abrigar uma extenção da biblioteca Mário de Andrade, passou por uma série de transformações até se tornar o primeiro espaço multidisciplinar de artes do país. Oferece espetáculos e cursos gratuitos de várias modalidades, além de promover debates e palestras sobre diversos assuntos. A série Classicos do Domingo, que acontece desde 2005, continuará revelando novos talentos da música erudita, além de trazer artistas já consagrados como Célio de Barros, vencedor do prêmio Visa.
Veja a entrevista concedida por Irineu Franco Perpétuo ao blog da sociedade da cultura artística
Localiza-se na rua Vergueiro, 1000, bairro Paraíso, ao lado da estação Vergueiro do metrô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário